quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Acupuntura para largar o vício do cigarro

Um dos métodos e tratamentos eficazes contra o tabagismo é a acupuntura, que tem se revelado uma eficiente combatente da dependência química. 

Há mais de cinco mil anos, os chineses utilizam a acupuntura como meio para a cura e tratamento de diversos males.

No caso do tabagismo, a acupuntura age aumentando a liberação de endorfinas e encefalinas no sistema nervoso central e atua excitando a via neural da recompensa (nigrostriatal). Com isso, ela inibe a excitação dos receptores para a nicotina, presentes em maior quantidade nos tabagistas.  
O tratamento do tabagismo com a acupuntura é potencializado com o uso de adesivos e chicletes de nicotina. Dessa forma, o paciente não sentirá tanto a falta da droga, pois ele estará preparando o seu corpo para largar a dependência química pela nicotina ao mesmo tempo em que recebe doses cada vez menores da droga que ele estava habituado. 

A dependência química, em especial o tabagismo, não é uma doença fácil de tratar e de se promover a abstinência, seja com acupuntura ou com qualquer outro tratamento. Porém, a abordagem terapêutica que inclui a acupuntura tem se mostrado bastante promissora nesse distúrbio, justamente por apresentar muito menos efeitos colaterais oriundos do tratamento e menos recaída. 



No entanto, vale ressaltar que o paciente precisa querer parar de fumar, pois a dependência química envolve também, em algum grau, a dependência emocional e psicológica da droga.

Durante muito tempo a acupuntura foi vista com desconfiança por pacientes e médicos adeptos da medicina ocidental. Hoje em dia a situação é bem diferente. Cada vez mais pessoas procuram a acupuntura para tratar os mais variados problemas. E os médicos, antes receosos, hoje indicam o método como complemento no tratamento de diversas doenças. 

fonte: minhavida.uol.com.br


---
Espaço Estética Corporal e Facial
Rua XV de Novembro, 415 - Centro - Pedreira-SP
Telefones:
VIVO: (19) 9941.1983
TIM: (19) 8162.3233

Nenhum comentário:

Postar um comentário